sábado, 20 de outubro de 2012

MD - Curiosidades Vikings

Hail!!! Acredito que todos você filhos de Odin já deve ter ouvido falar sobre os Vikings, mas será que você sabem realmente a é verdade? As características  que as pessoas tem sobre os Viking é que eles são sanguinários, sem alma, homens fortes e altos, tudo doidão usuários de LSD e de farinha, que os Vikings são pessoas do Nordeste que não comem Buchada e que não acreditam no poder do Padim Ciço e não falam "Ochente" ou "Aipim", que sempre andam sujos, com roupas de couro da vaca primordial Aumdula, andam com um machado, com um capacete de chifre e sempre bêbados, sim jovens guardiões, são vários esteriótipos do nosso povo, mas hoje irei falar sobre as curiosidades vikings que nem todo mundo sabe.

Curiosidades Vikings que as vezes são equivocadas, e nem todos os humanos de Midgard sabe sobre a verdadeira verdade:


1°  Os Vikings tinham chifres no elmo.

Verdadeiro Elmo Viking
Está deve ser a maior caraterística viking, poque sem este elmo com chifres, os vikings seriam apenas guerreiros medievais comuns, quando vocês pensam em Vikings com certeza lembram daqueles homens altos com cara de mal com capacetes de chifres, porém em nenhum momento da historia foi achado algum elmo assim.

Dizem que os Vikings usavam elmos com chifres por que segundo a religião nórdica, o céu poderia cair sobre nós a qualquer momento, o que é uma tremenda mentira, está é uma crença de alguns povos celtas, todos vikings sabem que o céu não vai cair, porque existe 4 anões chamados Nordri, Sudri, Austri e Vestri que sustentam o céu. (estes anões deram origem aos pontos cardiais, Norte, Sul, Leste, Oeste).

Os vikings sendo um povo pagão, eles adoravam atacar igrejas, pois achavam uma grande quantidade de ouro desprotegida, e foi nesta época que os monges das igrejas começaram a espalhar a imagem deles com chifres, assim eles ficavam mais bárbaros e pagãos do que já eram.

Principalmente depois do primeiro ataque Viking relatado na Historia, no dia 8 de junho de 793, na costa leste da Inglaterra, uma ilha completamente pacifica, onde apenas existiam monges gays, que não fariam mal a uma mosca, receberam a visita de um povo do norte, ele foram receber os "visitantes" pacificamente, até que começa a putaria matança, então sai os Vikings dos Drakkar, tudo loco querendo ouro e  matando todos que estava pela frente (incluindo, ovelhas, cabras, monges, travestis, funkeiros, e até próprios vikings), depois o templo cristão foi destruído, queimado, sodomizado, isso ajudou muito os vikings a terem a imagem de ser filhos do Capiroto.

E o que mais ajudou a enfatizar isto, foi as  óperas do século XIX, que reforçavam as nacionalidades, no Romantismo, e que visavam a resgatar a imagem dos vikings como bárbaros cruéis, pois sua aparência era incerta.

2° Loki é Irmão do mal de Thor.

Isto é um exemplo de como os HQ's mudou está linda historia de amizade, na verdade Loki  é irmão de criação de Odin, os dois fizeram pactos de sangue de lealdade, e Loki nos quadrinhos é uma pessoa má, mas não é bem assim, na verdade Loki é apenas uma pessoa que quer se divertir, o que ele faz de mal, normalmente ele mesmo resolve, quando os deuses precisam de ajuda, eles sempre consultam Loki, pois ele sempre tem uma boa ideia, Loki é um dos melhores amigos do Thor e de Odin, por isto sempre que Thor vai Jotunheim ele sempre leva o seu BFF Loki.

3°  Todos os Vikings são destruidores, sedentos por sangue.

Drakkar Viking
Está é outra imagem que também está agregada com os Vikings, são que eles são guerreiros sanguinários, que só querem roubar e saquear, na verdade não é bem assim, apenas uma pequena parte dos povo da Escandinávia era guerreira, a grande maioria era composta por camponês, fazendeiros, artesãos e comerciantes, o povo vikings sobrevivia praticamente da importação e da exportação, eram grandes comerciantes dos mares, a tecnologia utilizada pelos vikings para construir seus "barcos" é impressionante, o seu temido “drakkar” era construído a partir de toras de carvalho. Com 28 metros de comprimento e capacidade para 32 tripulantes, navegava em rios com pelo menos de 1 metro de profundidade, a até 22 km/h. Mas o melhor era sua “marcha à ré”, que dispensava a necessidade de virar o navio para fugir.

Entre os Vikings existia um tipo de soldado os Berserker ele é um exemplos do guerreiro medieval doidão, os “berserkers” usuários de LSD eram os piores inimigos numa batalha. Devotos de Odin, atacavam tudo e todos às vezes até os seus aliados, brigavam urrando e sem proteção nenhuma, isto fazia eles ficarem bem mais rápidos, diz a lenda que podiam se transformar em Ursos ou em Lobos, normalmente usavam os machados Skeggöx;

Claro que existiam os guerreiros mais sociáveis a força viking mais confiável era a dos guerreiros profissionais. Além de ordenar o ataque, eles tinham as melhores armas. Protegiam-se com os melhores capacetes e com uma camisa feita de argolas de metal, a cota de malha, em vez das jaquetas de couro dos soldados comuns.

Os ataques Vikings era com certeza muito violento, porém a idade média era violenta, e não existia um povo menos violentos que os vikings, o que acontece era que os vikings atacavam e destruíram especialmente igrejas, e templos, para saquear itens religiosos (pois eram feitos de ouro), está fama de filhos do capiroto que os vikings tinham foi muito útil, quando os guerreiros viam um drakkar se aproximar eles fugiam ao invés de tentar defender a própria cidade.

4° Os Vikings são todos sujos e mal vestidos, de aparência selvagem como homens da caverna:

Em muitos filmes e desenhos animados, os Vikings são mostrados como pessoas imundas, selvagens, homens e mulheres, mas na realidade, os Vikings eram vaidosos quanto a sua aparência. Na verdade, pentes, pinças, navalhas e uma espécie de cotonetes estão entre os itens mais encontrados em escavações da época dos Vikings (mais ainda assim os vikings são muito macho). Além da plantação de gelo, as mesmas escavações também mostraram que os Vikings faziam sabão (incrível né?). Na Inglaterra, os Vikings vivendo lá tinham a reputação de limpeza excessiva, pois tomavam banho uma vez na semana (todo sábado) se você é viking, você deve seguir está regra de tomar banho todo sábado.

5° As armas Vikings eram os Machados brutais.

Os Vikings não era tão selvagens a ponto de usarem  clavas e machados com ferro fundido (eu disse FUNDIDO), na verdade uma das principais armas Vikings era a lança de 2 a 3 metros (assim como Odin que usa sua lança), Vikings eram ótimos ferreiros, e as armas era itens sagrados, sempre passando de pai para filho, a espada e o machado era muito comum também, a espada praticamente todos os países da Europa e da Asia já utilizava ela como arma principal, porém o uso do machado é uma característica apenas do povo da Escandinávia, talvez por isto o machado ficou sendo a marca registrada dos vikings.



6° Os vikings eram altos, loiros e fortes.


Os Vikings são mostrados na maioria das vezes como caras grandes, encrenqueiros e loiros, mas registros históricos mostram que a média de altura entre os homens Vikings era de 170 centímetros, altura que não era especificamente grande na época. O cabelo loiro era visto como o ideal na cultura Viking, e muitos homens nórdicos tingiam o cabelo de loiro com um sabão especial. Mas os Vikings eram especialistas em abduzir pessoas, e muitas pessoas que eram sequestradas como escravos, se tornaram parte da população viking da época. Logo, nos grupos Vikings, você provavelmente acharia Italianos, Espanhóis, Portugueses, Franceses e Russos, um grupo variados de pessoas reunidos ao redor de um núcleo de Vikings de uma determinada região, como por exemplo, a Dinamarca ou no fiorde de Oslo.


7° Os Vikings é o povo de um país

Os Vikings não eram uma nação, mas vários grupos de guerreiros, exploradores e comerciantes liderados por um chefe tribal. Durante a época dos Vikings, a Escandinávia não era separada, como hoje em dia, entre Dinamarca, Noruega e Suécia, ao invés disso, cada chefe tribal governava uma pequena quantidade de terras. É considerado Viking o povo que morava na Escandinávia, que contia a mesma religião de Odin, com os mesmo costumes. A palavra Viking não se refere a nenhum local, ela era a palavra, em norueguês arcaico, que se referia a uma pessoa que participava em uma expedição ao mar.

8° Os deuses da Mitologia Nórdica são Imortais.

Diferentemente das outras Mitologias, na nossa religião nórdica os deuses como Odin, Thor, Freya, Frigg, Týr não são imortais, eles podem morrer a qualquer momento, a unica coisa que acontece é que existe uma deusa chamada Idun, e ela cuida de um pomar de maçã douradas, dizem que é maçã dormida no formol, quando os deuses comem estas maçãs, eles conseguem a juventude por um determinado prazo de tempo, ou seja as maçãs garantia a juventude porém não a imortalidade, eles ainda correm o risco de morrer a qualquer momento.

9° O "Inferno" viking é para as pessoas do mal

Diferente das outras religiões da idade média, o inferno não é só para as pessoas que fizeram o mal, o inferno viking chamado Niflheim é para todas as pessoas que não morreram em batalha (por velhice ou por doença), enquanto quem morrer em batalha vai para Valhalla, tomar hidromel infinitamente e comer um javali que morre e depois renasce toda manhã.

Porém o Niflheim não é um lugar de tormento eterno, na verdade ele é apenas um lugar sombrio, sem a luz do sol, com um frio intenso, ele é cheio de níveis, quanto mais mal você fizer, mais profundo você vai ficar, e cada vez mais a temperatura diminui (ficando mais frio).

Resumo

  1. O capacete viking não tinha chifre.
  2. Loki não é irmão de Thor.
  3. A maior parte do povo da Escandinávia era camponês.
  4. Viking tomavam banho.
  5. As armas vikings era extremamente fortes, e a principal delas era a lança.
  6. Os vikings não era tão altos, e nem todos eram loiros.
  7. Os vikings não é um povo de um país, mas é uma junção de povos do extemo norte.
  8. Os Deuses Viking não eram imortais.
  9. O "Inferno" é para todos que morre sem estar em uma guerra, e ele é gelado.

- Magnum Draunir o viking sem chifre no capacete, só de zoa - 

17 comentários:

  1. Muito interessantes esses fatos sobre os vikings, só sabia uns dois deles. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, muitas coisas as pessoas não sabe sobre os vikings XD

      Excluir
  2. Excelente! Ganhou mais um leitor! HAAAAIIIIIL!

    ResponderExcluir
  3. Olá, muito bom a postagem.
    Eu gostaria muito de saber a fonte usada com relação a altura e a cor de cabelo dos viking's. Seria de grande valia para um trabalho acadêmico o qual estou fazendo. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado. porém eu não me lembro de onde eu tirei essa informação, me desculpe.

      Excluir
  4. Haha, seus posts são Ótimos MacroRocha. Parabéns cara ;) Mas uma coisinha... tinha lido em algum site que na verdade os chifres "ganharam fama" pois os filmes retratavam os Vikings com chifres para torná-los mais aterroradores e assim que pegou essa "moda", sera?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Karen :D
      Nunca tinha ouvido falar sobre a referência dos filmes, pelo o que eu sei, o que disseminou a ideia de que o elmo dos vikings possuíam chifres foi culpa das (estrelas) operas... mas vou pesquisar sobre isso XD

      Excluir
  5. Muito bom! O único erro é que os Deuses são imortais sim.
    De acordo com várias escrituras antigas e arqueólogos a crença de que os Deuses podem morrer foi criada pelos cristãos.
    Odin já se enforcou na Yggdrasil para poder voltar para casa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode cre, pena que esqueceram de avisar o amigo Balder que ele era imortal XD

      Excluir
  6. CARA,PQP,QUE VONTADE DE PEIDAR

    ResponderExcluir
  7. pqp não vou morrer como poser , com 70 anos vou derrubar a moto de um motoqueiro entrar no barzinho e causar o terror, assim vou se espancado ate a morte e poderei ir para o valhala , quem não morre em batalha não e asatru seus poser

    ResponderExcluir